sábado, 6 de agosto de 2011

Da superficialidade...



"Existe a quem falte o delicado essencial."
(A hora da estrela - Clarice Lispector)


A cada dia me espanto com a superficialidade do ser humano. A superficialidade das relações humanas. É incrível como o mundo de hoje valoriza o vazio, se o vazio tem status. As amizades são trocas de interesses, o amor é contrato, o sorriso é apenas porta de entrada e o choro tem causas vãs.
Ah...quem dera eu tivesse vivido em tempos antigos...
Como a superficialidade causa danos!

Já parou para refletir que a grande maioria das pessoas alega que a pessoa que mais amou é aquela que não está com ela por algum motivo? E que nunca "classificamos" como amor aquilo que sentimos por quem está ao nosso lado? É costume, rotina, apego, nunca amor. O amor se tornou superficial, planejado. Por que? O mundo nos mostra um vago sentir que leva ao sofrimento, que gera uma carapuça de defesa, que traz o amor planejado. Aquele que só pode ir até um certo limite, que se ultrapassado só trará uma coisa: mais sofrimento. E isso ninguém quer. Resultado: mais superficialidade como sentimento.
Já parou para refletir que a amizade verdadeira, sem pedir algo em troca, hoje, é fábula? Experimente não ter o dinheiro do cinema, do lanche, da passagem. E veja se seu telefone toca. Experimente não levar presente no dia do aniversário, e veja se chega convite.
Mundo desvairado, sem essência, sem compaixão, sem amor.
Mundo "velho e decadente mundo" como diria Zeca Baleiro, que não aprendeu a amar a essência. 
"A admirar a verdadeira beleza, que põe mesa. A beleza do erro, do engano, da imperfeição"
Temos que buscar a essência, em nós. Nos iguais.

Um comentário:

  1. Mylena você disse tudo, é bastante notável sua percepção profunda e real das coisas, pena que hoje em dias pessoas como você seja raras. "O mundo é hostil" e ruim é que as pessoas boas sofrem com isso, influenciada pela maldade que o rodeia. São poucas as pessoas que estão acesas para a espiritualidade, e conhecem o verdadeiro amor. Isso mesmo o amor que eles pregam pelo mundo não passa de mero produto. Se tiver afim de conversar comigo pelo msn taí: kraftdanilo@hotmail.com. Conversar só pelo prazer de conversar.

    ResponderExcluir