domingo, 17 de julho de 2011

Dos ciclos...


Amanhã uma nova semana começa. Uma semana que, tratando-se de trabalho, começo de novo...Tantas lembranças ficaram de tudo o que vivi ali...tantas amizades ficaram agora fisicamente separadas. Apenas fisicamente. A despedida foi dura. Pra mim e para os verdadeiros amigos. Mas foi um ciclo que se fechou. Agora começa uma nova fase, novo desafio, novas experiências. A vida. Encontros e Despedidas.

Que essa semana seja maravilhosamente proveitosa a todos os que me acompanham em minha jornada...Que tenha o gosto de uma trufa da Cacau Show, aquela do melhor sabor: doce e, ao mesmo tempo, marcante. Uma linda semana! Sorte a todos! Luz Sempre! Sds!

FECHANDO CICLOS


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa o nome que damos. O que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

O desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogandonesta vida com cartas marcadas. Portanto, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenandoe nada mais.

Antes de começar um capítulo novo é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa. Nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba. Mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

Adaptação do texto de Sonia Hurtado, traduzido por Paulo Coelho.

Um comentário:

  1. Amiga, tô na torcida por essa sua nova fase da vida. Tudo isso foi suado, sofrido e enfim conquistado. Deus te abençoe muitão!
    Bjim

    ResponderExcluir